quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Seminário aberto de Criminologia: debates sobre Direito e Cinema, com o filme "Laranja Mecânica".

Data: 24/11
Hora: 19h15 às 22h35,
Local: Ulbra Guaíba - Sala 320
Sinopse do filme: "A CLOCKWORK ORANGE". KUBRICK, Stanley. (1971) - Alex (Malcolm McDowell) faz parte de um grupo de adolescentes praticantes da ultraviolência. No início do filme é mostrada toda sua bestialidade, ao invadirem um lar e barbarizarem Frank Alexander (Patrick Magee) e sua mulher (Adrienne Corri). Quando Alex é preso, as autoridades lhe oferecem uma opção para escapar de longa sentença; submeter-se a um tratamento que lhe fará sentir insuportável aversão diante de qualquer cena ou ato violento. Por engano, a terapia acaba incutindo-lhe também repulsa à música de Beethoven, que adorava. Alex é libertado, mas se tornou incapaz de reagir à brutalidade do seu ambiente.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

II Jornada do Serviço Intregado de Psicologia -Ulbra Guaíba

Tema: Uso Abusivo de Drogas e Violência Social
De 16 a 18 de novembro no auditório da Ulbra Guaíba.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Palestra da Prof. Mariana Assis Brasil e Weigert

Na sexta feira última, conforme anunciado no Blog, a Prof. Mariana Weigert (UNIRITTER) veio até o Observatório realizar sua palestra "O Uso de Drogas e a Expansão do Punitivismo no Brasil" base do seu recente livro publicado intitulado "Uso de Drogas e Sistema Penal: Entre o Proibicionismo e a Redução de Danos" (Lumen Juris, 2009). Na contracorrente do rasteiro senso comum que permeia as atuais campanhas sobre o tema e mesmo a abordagem dos ditos especialistas na matéria, a professora discorreu sobre o evidente fracasso do viés proibicionista, em especial a moralista e ilegítima criminalização sobre o usuário de drogas, indicando as práticas de redução de danos como uma das alternativas hábeis a lidar com a complexidade do problema.
Prof. Mariana com alguns dos integrantes do Observatório.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Pesquisadores do Observatório apresentam trabalhos na Ulbra Gravataí

Na manhã de ontem, dia 05, quinta-feira, os alunos Leonel Desimon, Juliano Carvalho e Vladimir Barlon, membros pesquisadores do Observatório, foram juntamente com os Professores Augusto Jobim e Alberto Wunderlich ao Campus da Ulbra em Gravataí, local para o qual fora também estendido o projeto do Observatório, sob a responsabilidade do Prof. Hamilton Pereira Jr. Neste contexto, os pesquisadores apresentaram aos alunos que se iniciam nas atividades do Observatório\Ulbra Gravataí, os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nas comarcas de Guaíba, Camaquã e Tapes, que versa sobre o levantamento etnográfico dos presos nestas regiões.

Juliano apresentando a pesquisa realizada em Camaquã\RS



Vladimir apresentando a pesquisa desenvolvida em Tapes\RS



Leonel apresentando a pesquisa realizada em Guaíba\RS

Alunos e professores dos Observatórios - Ulbra Guaíba e Gravataí.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Observatório é notícia em Camaquã\RS

Fonte: Jornal Gazeta, 30 de outubro de 2009, Camaquã\Rio Grande do Sul.

Observatório nas Escolas

No último sábado, 31 de outubro, os professores Alberto Wunderlich e Augusto Jobim do Amaral palestraram na Escola Breno Guimarães na cidade de Guaíba\RS. Na ocasião o aluno e pesquisador do Observatório, Estevão Machado Athaydes apresentou sua pesquisa para os pais e professores que estavam presentes.

Da direito para a esquerda: Prof. Augusto Jobim, Estevão (pesquisador), Prof. Alberto Wunderlich, Dirceu (aluno da Ulbra), Prof. Clarissa (Orientadora Educacional da Escola), Celso (aluno da Ulbra), Prof. Ana (Diretora da Escola) e Prof. Edson (Vice-diretor).

Aluno pesquisador Estevão Machado Athaydes apresentando sua pesquisa.