terça-feira, 27 de dezembro de 2011
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
sábado, 17 de dezembro de 2011
Convite para o Lançamento do Livro "Políticas educacionais em tempos de redefinições no papel do Estado: implicações para a democratização da educação"
A Profa. Daniela de Oliveira Pires, uma das autoras, convida para o lançamento do livro "Políticas educacionais em tempos de redefinições no papel do Estado: implicações para a democratização da educação". São textos do grupo de orientandos, dos professores do Núcleo de Políticas e Gestão da Educação da UFRGS e convidados.
Será na Palavraria, dia 19 de dezembro, às 18:30.
O endereço é Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Segundo Encontro do Grupo de Estudos na Casa de Cultura Mario Quintana
O segundo encontro do Grupo de Estudos de “Direito, História e Literatura” na Casa de Cultura Mario Quintana – CCMQ ocorreu no último dia 03 de dezembro e, abordou o tema: “Tropa de Elite II: Os desafios da Segurança Pública no Brasil”, e contou com a presença do Comandante Geral da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Sergio Abreu e do Secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Dr. Eduardo Pazinato. Na ocasião foram debatidos temas atuais que se relacionam com a temática da segurança pública tais como o Poder das Milícias, A Implementação dos Territórios da Paz, no Município de Canoas, O Poder das Mídias e a relação com a Violência, dentre outras questões. O grupo de estudos retoma as suas atividades na CCMQ, em abril de 2012 e na Universidade Luterana do Brasil em março de 2012.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Observatório nas Escolas: Palestra na CEDEL
A profa. Daniela de Oliveira Pires, Coordenadora de Atividades do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos foi convidada pela psicóloga Letícia d'Augustin Cruz e pelo Centro Diaconal Evangélico Luterano-CEDEL, para ministrar uma oficina sobre Justiça Restaurativa nas Escolas, para os educadores sociais da instituição. A CEDEL foi fundada no ano de 1999 e atende crianças e adolescentes em risco social. Atualmente atende 94 (noventa e quatro) educandos, da região central de Porto Alegre, principalmente das Vilas Lupicínio Rodrigues Luiz Garanha e Renascença.
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Participação da Profa. Daniela Pires em Obra sobre "Políticas Públicas e Educação"
A Coordenadora de Atividades do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos, Profa. Ms. Daniela de Oliveira Pires participa do livro “Políticas Educacionais em Tempos de Redefinição do Papel do Estado: Implicações para a Democratização da Educação”, com um artigo intitulado, “A Configuração Jurídica da Relação Público-Privada: A Parceria entre o Município de Sapiranga e o Instituto Ayrton Senna”. Em tempos de redefinição do papel do Estado, o coletivo de pesquisa “Estado e políticas públicas da educação básica”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e seus colaboradores, socializam mais este trabalho que tem como objetivo, discutir, refletir, indagar, questionar e caracterizar o movimento do real em cuja essência se assenta as bases das reformas educacionais que remetem á reforma do Estado brasileiro em curso desde 1990.
O livro será lançado dia 19/12/2011 na Livraria Palavraria em Porto Alegre/RS.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Observatório nas Escolas na Barra do Ribeiro/RS
No dia 24 de novembro, a Profa. Daniela de Oliveira Pires, Coordenadora de Atividades do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Ulbra/Guaíba, esteve realizando uma palestra sobre “Violência, Criminalidade se resolve com a promoção da Educação e da Cultura da Paz”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Evangelista Pinós, no Município de Barra do Ribeiro. Os alunos do ensino fundamental que participaram da palestra mostraram-se bastante atentos e preocupados com as temáticas ora apresentadas, realizando questionamentos, expondo os seus pontos de vista e relatando suas próprias vivências envolvendo as questões relacionadas ao bullying. A escola atende prioritariamente alunos da zona rural, no qual afirmam que as questões relacionadas à violência, criminalidade e drogas, são infelizmente, uma realidade presente no seu contexto social.
Professora Daniela de Oliveira Pires.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
CARAVANA INTERNACIONAL - Argentina
Dia 18 de novembro professores e alunos integrantes do Observatório e do NIEV conheceram o Centro de Estudios para la Prevención del Delito (CEPREDE) na Universidad de Belgrano em Buenos Aires.
O Dr. Claudio Stampalija diretor do CEPREDE juntamente com seus alunos pesquisadores, apresentaram seus projetos para os pesquisadores do Observatório. O encontro foi marcado pela troca de experiências e parcerias fechadas.
Dr. Claudio Stampalija.
Prof. Alberto Wunderlich na UBA - Universidad de Buenos Aires.
Profa. Tatiana Borsa na Univeridad Catolica em Buenos Aires.
Professoras Tatiana Borsa, Daniela Pires com os alunos Estevão, Letícia, Thaís e Juliano.
Apresentando o projeto do Observatório.
Juliano no Ministério da Justiça e Direitos Humanos.
Professoras Tatiana Borsa, Daniela Pires com os alunos Estevão, Letícia, Thaís e Juliano.
Apresentando o projeto do Observatório.
Juliano no Ministério da Justiça e Direitos Humanos.
Integrantes do CEPREDE, Observatório e NIEV.
Reunião entre CEPREDE e Observatório.
Universidad de Belgrano.
Prof. Claudio Stampalija recebendo o livro do Observatório "Temas Críticos em Direito v.I" e o Livro "Manual da Sociedade Limitada" de autoria do Prof. Alberto Wunderlich.
Integrantes do Observatório e NIEV na Universidad de Belgrano.
Dr. Claudio Stampalija apresentando seu projeto.
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
domingo, 13 de novembro de 2011
Lançamento de Livros em Torres/RS
Os autores integrantes do Observatório Prof. Eduardo Mendonça e Prof. Alberto Wunderlich, acompanhados pelo também autor e aluno pesquisador do Observatório Estevão Athaydes Machado, estiveram no V Congresso Internacional de Direito de Torres lançando suas Obras: “Temas Críticos em Direito v.I” e Manual da Sociedade Limitada”.
Alunos da ULBRA Guaíba com os autores Estevão Athaydes, Alberto Wunderlich e Eduardo Mendonça.
Júri entre ULBRA Guaíba e UNISINOS
Dia 11/11, em Guaíba, o Observatório em parceria com o Instituto Lia Pires, promoveram um Júri Simulado envolvendo a ULBRA e a Unisinos. O Júri foi presidido pelo Dr. Ricardo Zen, Juiz de Direito da Comarca de Guaíba.
A equipe da ULBRA Guaíba, que trabalhou na defesa, restou vencedora desse primeiro encontro entre as duas Universidades.
Aluno César Waimer.
Acadêmicos integrantes da equipe: César Waimer, Renan Klein e Yasmim Pacheco.
Equipes da Unisinos e da Ulbra Guaíba juntamente com o Prof. Marcelo Marcante (Unisinos), Prof. Alberto Wunderlich (Ulbra), Dr. Ricardo Zen (Juiz de Direito) e Prof. Raccius Potter (Intergrante do Instituto Lia Pires).
Profa. Daniela Pires, Prof. Onélio Soares e Prof. Alberto Wunderlich com a equipe de Guaíba.
Assinar:
Postagens (Atom)