terça-feira, 4 de agosto de 2009

Grupo de Estudos

Dia 25 de agosto de 2009 daremos início a mais um projeto do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Ulbra Guaíba. Inicia nesta data o grupo de estudos sobre Violência e Ciências Criminais, com a coordenação do Prof. Augusto Jobim e a participação dos demais professores integrantes do projeto. Os interessados deverão se inscrever enviando e-mail para: guto_jobim@hotmail.com
Encontros presenciais quinzenais nas terças-feiras, das 18:00 às 19:00.
Vagas: 15
Abaixo segue o projeto acompanhado do conteúdo programático.

PROJETO RESUMIDO DO GRUPO DE ESTUDOS
Violência e Ciências Criminais

I. EMENTA

No marco das sociedades complexas e na perspectiva da transdisciplinaridade, o grupo de trabalho procurará desenvolver um estudo crítico das formas de intervenção (formal e informal) no Controle Social, dando ênfase ao desvio como parâmetro de “normalidade” nas redes de interação social. Desde a filosofia (política), a psicanálise e a criminologia, procurará investigar a mutação das relações de poder na contemporaneidade e instrumentalizar, principalmente, um discurso de redução de danos às práticas intervencionistas violentas, bem como a sua aplicação no contexto comunitário regional.

II. OBJETIVOS

(a) Proporcionar ao aluno estudo propedêutico e crítico das ciências penais, dando ênfase à questão da violência institucional e da política criminal na atualidade;
(b) Desenvolver, na perspectiva da transdisciplinaridade, estudo sobre a punição no contexto contemporâneo, mormente seus reflexos a uma escala local;
(c) Instrumentalizar um discurso crítico de redução de danos nas práticas intervencionistas violentas;
(d) Fomentar o debate sobre problemas locais e eventuais táticas pontuais de atuação neste contexto.

III. PLANO

Carga horária: 2hs/a quinzenais

Destinatários: acadêmicos do curso de Direito e Psicologia, bem como demais discentes interessados na temática.

Local: dependências da ULBRA - Guaíba, em local com meios de projeção apropriados, bem como em ambiente virtual próprio.

Vagas: 15.

Período: de agosto à dezembro de 2009. Encontros presenciais quinzenais nas terças-feiras, das 18:00 às 19:00. As atividades, com as devidas horas, serão certificadas pelo professor responsável e se converterão em horas complementares ao currículo regular.

Metodologia:

- Aulas expositivo-dialogadas conduzidas pelo professor responsável ou convidado;

- Seminários previamente distribuídos ao grupo, em que cada aluno exporá o problema central da temática a ser abordada no encontro. Em todos eles, os acadêmicos deverão ter realizado a leitura dos textos indicados, apresentando resenha, com críticas pessoais, que orientará cada intervenção.

- Papers, ao término da atividade, serão apresentados sobre temáticas afins ao grupo desenvolvidos por cada aluno, com objetivo de divulgação em feiras de iniciação científica e eventos do gênero.


IV. DESCRIÇÃO: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROVISÓRIO

1º encontro (25 ago.): Apresentação do grupo; temas; formas de abordagem (transdisciplinaridade) e bibliografia.
ZAFFARONI, Eugênio Raúl; BATISTA, Nilo; ALAGIA, Alejandro & SLOKAR, Alejandro. Direito Penal Brasileiro I. RJ: Revan, 2003, pp. 151-176.

2º encontro (8 set.): Tema: Genealogia do Poder – 1ª parte
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópoles: Vozes, 1987, pp. 09-60.

3º encontro (22 set.): Tema: Genealogia do Poder – 2ª parte
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópoles: Vozes, 1987, pp. 61-114.

4º encontro (6 out.): Tema: Genealogia do Poder – 3ª parte
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópoles: Vozes, 1987, pp. 115-192.

5º encontro (20 out.): Tema: Genealogia do Poder – 4ª parte
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópoles: Vozes, 1987, pp. 192-262.

6º encontro (10 nov.): Tema: Genealogia do Poder – 4ª parte
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópoles: Vozes, 1987, pp. 192-262.

7º encontro (24 nov.): finalização das atividades, entrega dos papers, apanhado geral dos encontros e pontuação das perspectivas futuras da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário