quarta-feira, 29 de junho de 2011

Palestra

No dia 29 de junho de 2011, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Campus Guaíba, foi realizado uma palestra com os professores do Curso de Direito, Alberto Wunderlich e Daniela de O. Pires, sobre a temática da Violência, Formas de Punição e Justiça Restaurativa, para as integrantes da ULBRATI – Ulbra Terceira Idade. Após a apresentação dos temas, houve questionamentos e comentários por parte da platéia, que se mostrou bastante interessada sobre os assuntos ora debatidos. Para os professores, a experiência foi bastante enriquecedora e estimulante, pois proporcionou uma troca de experiência e aprendizado mútuo.
 Prof. Alberto Wunderlich falou sobre "Volênica e Direitos Humanos".
Prof. Daniela de Oliveira Pires abordou o tema: "Justiça Restaurativa".

quarta-feira, 22 de junho de 2011

MESA REDONDA

No dia 21 de junho a Professora Daniela de Oliveira Pires participou, a convite da direção da Escola Estadual de Ensino Médio Otero Paiva Guimarães de uma Mesa Redonda sobre a temática da Justiça Restaurativa e as Escolas. Na ocasião estavam presentes professores, alunos, pais e direção da escola. Atualmente a escola tem uma responsabilidade que vai muito além do ensino de um conteúdo pedagógico programado. De acordo com o pensamento de Jones e Bodtker“As escolas agora, são solicitadas a ter responsabilidade ativa em ensinar às crianças as habilidades da vida que ajudarão em seu desenvolvimento social e pessoal. As habilidades de resolução de conflito constituem um enfoque fundamental nessas atividades”. A proposta é que as escolas organizem os chamados círculos restaurativos que se configuram em espaços de poder compartilhado, aonde as pessoas chegam de livre e espontânea vontade; ninguém é culpabilizado os participantes assumem a responsabilidade pelo acontecido e chegam a um plano que repare o dano vivido e restaure as relações.     

Direito e Cinema

quarta-feira, 15 de junho de 2011

LANÇAMENTO DO LIVRO DO OBSERVATÓRIO: "TEMAS CRÍTICOS EM DIREITO"

Integrantes do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Ulbra Guaíba/RS convidam para o lançamento do livro: “Temas Críticos em Direito”.
Quando: 02 de julho de 2011 às 17:00

Onde: Livraria Palavraria – Rua Vasco da Gama 165 em Porto Alegre/RS
Autores:
Alberto Wunderlich, Ariane Innocente Luz, Augusto Jobim do Amaral, Daniela de Oliveira Pires, Eduardo Fabiano Patrício Gomes, Eduardo Silveira Mendonça, Elizabete Rodrigues Coelho, Estevão Machado Athaydes, Grazieli Fernanda da Silva, Hamilton Pereira Júnior, Juliano Gomes de Carvalho, Leandro Baptista Maciel,Leonel Rodrigues Desimon, Onélio Luis S. dos Santos, Pâmela Silveira Hugo, Romeo Atilano Nedel, Tabata Lima Palskuski e Tatiana Vozzotto Borsa.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Apresentação da Obra "Temas Críticos em Direito"

Dia 09 de junho alunos e professores da Ulbra Guaíba participaram do II Congresso Internacional de Direitos Humanos da ULBRA Canoas. Após a palestra da Italiana Alessia Magliacane o prof. Alberto Wunderlich, Coordenador do Curso de Direito da Ulbra Guaíba, apresentou a Obra: “Temas Críticos em Direito – V. 1, Editora Sob Medida”. O livro traz diversos artigos produzidos por professores e alunos da Unidade de Guaíba. Os autores do livro são: Alberto Wunderlich, Ariane Innocente Luz, Augusto Jobim do Amaral, Daniela de Oliveira Pires, Eduardo Fabiano Patrício Gomes, Eduardo Silveira Mendonça, Elizabete Rodrigues Coelho, Estevão Machado Athaydes, Grazieli Fernanda da Silva, Hamilton Pereira Júnior, Juliano Gomes de Carvalho, Leandro Baptista Maciel, Leonel Rodrigues Desimon, Onélio Luis S. dos Santos, Pâmela Silveira Hugo, Romeo Atilano Nedel, Tabata Lima Palskuski e Tatiana Vizzotto Borsa.
O Lançamento oficial da Obra está agendada para o dia 02/07/2011 às 16:00 na Palavraria em Porto Alegre/RS.
A palestrante Alessia, os Coordenadores de Canoas e Gravataí com os autores da Obra "Temas Críticos em Direito".
Público presente
Estevão Athaydes, Leonel Desimon, Alessia Magliacane e Thais Gomes.
Alguns dos autores da Obra.
Alunos e professores da Ulbra Guaíba/RS.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Apresentação de Trabalho

O aluno Juliano Gomes de Carvalho, bolsista PROICT e pesquisador do Observatório, orientando do Prof. Augusto Jobim do Amaral e da Prof. Daniela de Oliveira Pires, apresentou seu trabalho na noite de hoje no salão de pesquisa do Curso de Direito da Ulbra Guaíba.
Coordenador do Curso de Direito Alberto Wunderlich e o Aluno Juliano Carvalho.

AULA ESPECIAL

Dia 06/06 a convite da Prof. Tatiana Borsa, o Procurador de Justiça Dr. Marcelo Ribeiro realizou aula especial para os alunos da Ulbra Guaíba. Tema: Prescrição no Processo Penal.

terça-feira, 7 de junho de 2011

REUNIÃO

Dia 7 de junho, na sala do SAJULBRA, ocorreu uma reunião do grupo Psicojurídico da Ulbra Guaíba. Na ocasião foi tratado sobre o novo método e lugar para os atendimentos de vítimas de violência doméstica. 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

AULA ESPECIAL

Aula especial com o Coronel Rodolfo Pacheco ocorreu no dia 06/06. Tema: Mediação de conflitos.

Observatório nas Escolas - Escola Municipal Inácio de Quadros

No dia 06 de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Inácio de Quadros, realizou na Universidade Luterana do Brasil- Campus Guaíba, a visita guiada a exposição itinerante Direito à Memória e à Verdade. A visitação aos painéis que retratam o período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) foi acompanhada com bastante atenção por parte dos alunos do 9º ano. Os alunos demonstraram interesse pelo assunto, realizando questionamentos e comentários acerca das imagens e dos textos apresentados nos painéis.

Prof. Daniela de Oliveira Pires apresentando os painéis.
Alunos da Escola Municipal Inácio de Quadros.

DIREITO E MÚSICA

Na noite do dia 3 de junho, ocorreu a apresentação musical do aluno Luciano Miranda como parte das atividades da Exposição Itinerante “Direito à Memória e à Verdade. As canções interpretadas foram:
"Pra não dizer que não falei das flores" (também conhecida como "Caminhando") é uma canção escrita e interpretada por Geraldo Vandré. Ficou em segundo lugar no Festival Internacional da Canção de 1968 e, depois disso, teve sua execução proibida durante anos, pela ditadura militar brasileira. A melodia da canção tem o ritmo de um hino, logo era cantada nas ruas. O sucesso de uma canção que incitava o povo à resistência levou os militares a proibi-la, usando como pretexto a "ofensa" à instituição contida nos versos "Há soldados armados, amados ou não / Quase todos perdidos de armas na mão / Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição / de morrer pela pátria e viver sem razão".
“O bêbado e o equilibrista”. O final de 1978 e início de 1979 marcaram a luta pela Anistia Política. O hino da Anistia foi à canção "O Bêbado e a Equilibrista", de composição de João Bosco e Aldir Blanc, lançada no LP de João Bosco "Linha de Passe" de 1979 e gravada por Elis Regina com imenso sucesso. A sociedade lutava para que os presos políticos fossem anistiados, e os exilados pudessem retornar ao Brasil. A Lei da Anistia (Lei Federal n° 6.683, de 28/08/1979) foi promulgada logo após o General João Baptista de Oliveira Figueiredo ser empossado em 15/03/1979. Ela consistia em anistiar qualquer cidadão envolvido em crimes políticos no período compreendido entre 25/08/1961 (data da renúncia do então presidente Jânio Quadros) e 15/08/1979 (data da entrada em plenário da lei para apreciação pelo Senado Federal). No mesmo sentido, eram anistiados os servidores públicos civis e militares. A lei da Anistia consistia em uma via de mão dupla, pois, além de anistiar as vítimas de crimes políticos, também anistiava inúmeros agentes a serviço da repressão do regime (torturadores, assassinos, entre outros). Isso foi chamado no jargão jurídico, de "Anistia de Dupla Mão". Isso possibilitou a volta de inúmeros cidadãos que viviam no exílio, tais como os cantores Gilberto Gil, Caetano Veloso, e políticos como Miguel Arraes, Leonel Brizola, entre outros.

Prof. Daniela de Oliveira Pires fazendo a apresentação do aluno Luciano.
Luciano Miranda.

sábado, 4 de junho de 2011

Observatório nas Escolas - José Carlos Ferreira visita a Ulbra Guaíba

Vídeo da visita da Escola José Carlos Ferreira na Unidade da Ulbra Guaíba.
Na oportunidade os alunos conhecerem as dependências da Universidade e participaram das aulas do Curso de Direito, em uma noite como acadêmicos.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aula Especial

O Promotor de Justiça da Comarca de Eldorado do Sul, Plínio Castanho Dutra, realizou aula especial para os alunos da Ulbra Guaíba na noite de hoje.

Diretor Eloí Flores apresentando o convidado.
Dr. Plínio Castanho Dutra.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Observatório nas Escolas - Escola Amadeu Bolognesi

Na tarde de hoje (02/06/2011) a Coordenadora de Atividades do Observatório Prof. Daniela de Oliveira Pires recebeu na Unidade da Ulbra-Guaíba os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amadeu Bolognesi (Guaíba). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Mostra “Direito à Memória e à Verdade” que está exposta na Universidade.
A visita faz parte do projeto Observatório nas Escolas.

Prof. Daniela de Oliveira Pires guiando os alunos e explicando a história de cada painel.
Grupo de alunos.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Observatório Realiza Feira do Livro Jurídico

Data: 08/06/2011
Hora: 19:00
Local: Ulbra Guaíba

Saiu na Imprensa

Observatório nas Escolas - Escola Teotônio Brandão Vilella

Em mais uma atividade do Observatório nas Escolas, dia 30 de maio a Escola Municipal Senador Teotônio Brandão Vilella realizou visita guiada na Ulbra Guaíba.

Na oportunidade o aluno Jeberson acompanhou o grupo de alunos.