domingo, 1 de maio de 2011

CARAVANA - ILHA DO PRESÍDIO

Dia 01 de maio (domingo) pela manhã, alunos integrantes do Observatório visitaram a Ilha do Presídio em Guaíba.
HISTÓRIA DA ILHA
A ocupação da Ilha das Pedras Brancas iniciou em 17 de julho de 1857, quando o Exército construiu na Ilha a 4ª Casa da Pólvora de Porto Alegre.
O depósito de pólvora funcionou até meados de 1930, quando os militares abandonaram as instalações.
Na década de 50, a Ilha passa ser utilizada como laboratório para desenvolver vacina contra a peste suína que afetava o Estado e o País.
Em 1956, a Ilha passa a abrigar uma penitenciária de segurança máxima.
Durante o regime militar, além de abrigar presos perigosos, o presídio da Ilha cedeu espaço a presos políticos. Em 1973, a prisão chegou a ser desativada, mas reabre em 1980. Denúncias de torturas e maus tratos aos presos, leva o governo a desativar o presídio e transferir os 25 detentos para a Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas.
Em abril de 1983, o presídio é desativado e a administração da Ilha é transferida da Secretaria de Segurança para a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.
A cidade de Guaíba obteve através de uma iniciativa da AMA - Associação Amigos do Meio Ambiente, da Associação Movimento Pró-Cultura de Guaíba e com o apoio da Prefeitura, a cedência da Ilha das Pedras Brancas para o Município em 2006, por cinco anos, que foi renovada por mais 20 anos em 2010.
http://ilhapedrasbrancasguaiba.blogspot.com/p/historia-da-ilha.html

A Ilha.

Do alto da Ilha. Professores Alberto Wunderlich, Daniela de Oliveira Pires e Tatiana Borsa com o grupo de alunos.

Uma das guaritas.

Celas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário